Ariovaldo Ramos
O princípio da paternidade, que é um princípio trinitário, é o princípio que rege a relação entre Deus Pai e o Filho, e é o princípio que deve reger a relação entre os pais e os filhos, e entre os mais velhos e os mais novos, e entre o mestre e o discípulo, e entre o pastor e o rebanho, e entre o líder e o liderado.
O princípio da paternidade é o princípio da provisão, da proteção, da segurança, da direção, da ética, da moral, da espiritualidade, da história, da redenção, da construção, da cooperação, da graça, da misericórdia, da justiça, da paz, da unidade, da esperança, do amor, da verdade, da vida eterna.
O princípio da paternidade é o princípio da autoridade, que é a capacidade de fazer crescer, de fazer florescer, de fazer frutificar, de fazer viver, de fazer amar, de fazer crer, de fazer esperar, de fazer lutar, de fazer vencer.
O princípio da paternidade é o princípio da filiação, que é a capacidade de confiar, de obedecer, de aprender, de crescer, de florescer, de frutificar, de viver, de amar, de crer, de esperar, de lutar, de vencer.
O princípio da paternidade é o princípio da maternidade, que é a capacidade de acolher, de nutrir, de cuidar, de proteger, de amar, de ensinar, de educar, de formar, de transformar, de redimir, de construir, de cooperar, de dar graça, de dar misericórdia, de dar justiça, de dar paz, de dar unidade, de dar esperança, de dar amor, de dar verdade, de dar vida eterna.